sábado, 21 de abril de 2018

PROJETO AVENTURA PIRATA


NNN AVENTURA PIRATA NNN


N JUSTIFICATIVA

O trabalho por projetos faz com que os alunos se defrontem com desafios e problemas, e com isso constantemente buscar soluções para as situações do cotidiano. Em roda colocamos o que queriam aprender no 2º período e qual projeto gostariam de trabalhar. Depois de muitas sugestões o grupo optou por uma aventura pirata. A turma está passando por um processo de descoberta no qual nada melhor que uma gostosa aventura para fortalecer o interesse na aprendizagem. Mesmo por que as histórias de piratas fazem parte da nossa imaginação. Nós mesmos já ouvimos um monte delas, não é? Desenhos, livros e filmes nos mostram como aqueles homens do mar viviam como eram os seus costumes e sua cultura. Com os seus navios, eles saqueavam (roubavam) cidades e outras embarcações e se apoderavam de produtos e tesouros que originalmente não eram deles.  Mas não vamos nos prender a este infeliz contexto nós queremos explorar aqui as aventuras dos piratas, seus costumes e vivencias em alto mar, a caça ao tesouro, descobrir curiosidades, desbravar a fantasia e claro viver uma incrível  aventura de um pirata.

N OBJETIVO

Vivemos em uma sociedade letrada em que oportunidades de aprendizagem da leitura e da escrita estão imersas em diferentes lugares dos quais participamos. Sendo assim o objetivo desse projeto será baseado no livro “ pirata das palavras” Esse livro  conta a história de Heitor  um menino que sempre leva consigo folhas de papel e uma caneta azul. Por onde passa, ele observa e copia as palavras, imaginando que, ao reuni-las, poderá criar uma grande aventura. Porém, um dia descobre que não só de palavras se faz uma história, mas também de imaginação, sonho e fantasia. E é com essa descoberta que o pirata de palavras se torna pirata de aventuras. Neste livro, Jussara Braga brinca com palavras e rimas, proporcionando ao leitor a invenção da linguagem e o despertar da imaginação.                                                                                        - Esse projeto também tem a intenção de fortalecer a unidade do grupo, trazendo um maior amadurecimento, levando-os a perceber como é prazeroso o trabalho em grupo.
- Esse projeto tem como objetivo aguçar o  interesse das crianças pelas aventuras piratas, as histórias com sereias, vida em alto mar, os perigos, o caça tesouros, as embarcações e etc....                                                                                                                                             - Desenvolver sua autonomia de observar palavras escritas nos mais diversos contextos.
- Usar a imaginação e a autoria no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
- Refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
- Desenvolver a habilidade de leitura.
- Reconhecer a importância da escrita e da leitura no seu dia a dia.

N ALGUMAS CURIOSIDADES E INDAGAÇÕES JÁ FORAM LEVANTAS COMO:

 - Pirata é um sujeito espertalhão, ladrão, mau e que comete pirataria?                                     - Não respeita as pessoas?                                                                                                        - São só aventureiros ?                                                                                                           - Existe piratas meninas?                                                                                                            - O que comem, ou bebem onde moram, o que procuram?                                                        - As histórias são reais?                                                                                                              - Existem sereias no mar?                                                                                                        - Hoje em dia existem piratas?

N DESENVOLVIMENTO

-  Promover atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita.                                                                                 – Promover situações de reflexão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, de forma  que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.      – Fazer um passeio com a turma pela escola para observarem os lugares em que haja algo escrito.                                                                                                                                   - Registras as palavras encontradas. Os colegas poderão se ajudar mutuamente nesta atividade, ou seja, será um momento de aprender com o outro também.
- Em sala de aula, conversaremos sobre as palavras encontradas, qual a importância das palavras encontradas no cotidiano da escola? Por exemplo:
 Por que tem o nome da professora na porta da sala de aula?
Por que é preciso identificar a secretaria escolar?
 Instigar os alunos a pensarem sobre estas e outras questões para que possam compreender mais sobre a função da escrita em nosso dia a dia.
- Contar para a turma a história “Pirata de palavras”. Apresente inicialmente a capa do livro e explore seus elementos. Fazer uma discussão sobre o que sabem sobre o título e o que imaginam que seja um pirata.                                                                                                                                                                                                                                                      –Explorara curiosidades sobre a autora do livro Jussara Braga.
- Após a leitura, criar um momento de participação oral dos alunos, em que cada um possa expressar suas impressões sobre a história. Quem era o pirata da história?
O que ele procurava?
Qual tesouro ele queria encontrar?
Como ele fez para descobrir o tesouro?
O que ele queria fazer com o tesouro?
- Fazer pinturas e desenhe o seu próprio pirata?                                                                      - Criar um nome para ele e escrever as características do seu pirata: alegre, amigo, caçador de tesouro, gosta de animais e etc.
- Contar outras historias de piratas como, “O pirata barba ruiva,A Aventura Pirata do Bruno, O capitão James Flint  Peter pan e capitão Gancho, Simbad  o marujo, a pequena sereia  e a ilha dos tesouros, e Carolina e o pirata”.Aguçar a imaginação dos alunos utilizando o recurso das histórias.
- Construir um mapa, em que as dicas sejam possíveis de serem lidas e compreendidas pelos alunos. Organize a turma em duplas, entregue o mapa e lance o desafio de encontrar o tesouro.
- EX: Passe na porta da sala da biblioteca e siga reto
até refeitório, perigo! Volte ao início e não passe mais por lá.
Siga até a secretaria da escola, Perigo! Não vá, volte até o banheiro mais próximo peque a pista resolva e vá até a próxima missão ( DESCOBRIR A PALAVRA DA  FORCA) se não conseguir volte ao inicio e receba outra orientação. Se conseguir achar a dica JA R D I M você está perto! Vá devagar pela rampa e vá para próxima missão.
- Para incentivar a brincadeira paremos alguns acessórios para vivenciar esta caça ao tesouro com mais personalização, como chapéu, tapa olho, espada e capa para brincarmos na escola afinal um pirata que se presa tem sua indumentária.
- As brincadeira serão realizadas no pátio sempre com uma intenção,  para não perder o foco do projeto, algumas das brincadeiras  que vamos fazer é a do garrafão (as crianças andarão pelo o enorme garrafa desenhado no chão e no centro ficara um tubarão branco pronto pra atacar assim que alguém passar pelo gargalo do garrafão. A andar na prancha( colocaremos uma longa prancha no chão e quem chegar no número ditado primeiro soma pontos na brincadeira ) .
- CINE PIPOCA! organize os alunos para assistirem ao filme “Piratas pirados”. Neste filme, os alunos terão oportunidade de se divertirem e conhecerem mais sobre a vida de um pirata e suas aventuras.
- Procurar sempre que possível mudar o tema da exposição pra enriquecer a sala com o projeto.
- Confeccionar cofres de tesouro, desenhos, barcos "gigantes", chapéus, etc...
- Montar uma verdadeira aventura pirata na qual os pais participaram ajudando seus filhos  nas tarefas dos livros levados para casa toda sexta feira. Cada livro lido terá uma missão onde eles terão que decifrar alguns códigos para ajudar seus filhos a conquistar uma pista para próxima missão na escola e assim serem promovidos de piratinhas a capitães. 

- Preparar um circuito no último dia na escola onde terão que achar um baú cheio de moedas de ouro (em chocolate), enfim um regalo!
- Vamos confeccionar de caixa de papelão barcos com remos e caravelas, a turma vai se  divertir ao desbravar os sete mares.
-  Aproveitaremos também para descobrir algumas curiosidades do mar tipo animais, tubarão baleia cavalos marinhos e outras espécies.
- Faremos também na sala um baú de novidades que cada dia trará uma nova aventura seja um jogo, uma brincadeira, uma história ou mesmo um desafio ( construção da escrita e resolução de problemas)
- Na expressão oral e escrita, nos desenhos, a turminha terá acesso a diversos tipos de informação que contribuam para uma maior fixação do conteúdo.
- Confeccionaremos uma trilha de letras e palavras com rimas descobertas pela turma.
Confeccionar brinquedos reciclados e esconder para outras turmas acharem.
- Confeccionar  mapas e convites para essa missão.
N Recursos

CDs , DVDs, caixa de papelão, jornal,  revistas gravuras, madeiras, papeis diversos computador papeis diversos, TNT, etc...

N Culminância

Faremos um dia todo especial com um desbravar de uma ilha, convidaremos outras turmas para ajudar nessa missão.  Munidos de um mapa procuraremos o grande tesouro enfrentando os sete mares cheios de perigo, então pessoal, le
vantar âncoras! O barco-pirata está partindo! Vamos conhecer o mundo dos piratas e seus tesouros!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário