NNN AVENTURA PIRATA NNN
N JUSTIFICATIVA
O
trabalho por projetos faz com que os alunos se defrontem com desafios e
problemas, e com isso constantemente buscar soluções para as situações do
cotidiano. Em roda colocamos o que queriam aprender no 2º período e qual
projeto gostariam de trabalhar. Depois de muitas sugestões o grupo optou por
uma aventura pirata. A turma está passando por um processo de descoberta no
qual nada melhor que uma gostosa aventura para fortalecer o interesse na
aprendizagem. Mesmo por que as histórias de piratas fazem parte da nossa
imaginação. Nós mesmos já ouvimos um monte delas, não é? Desenhos, livros e
filmes nos mostram como aqueles homens do mar viviam como eram os seus costumes
e sua cultura. Com os seus navios, eles saqueavam (roubavam) cidades e outras
embarcações e se apoderavam de produtos e tesouros que originalmente não eram
deles. Mas não vamos nos prender a este
infeliz contexto nós queremos explorar aqui as aventuras dos piratas, seus
costumes e vivencias em alto mar, a caça ao tesouro, descobrir curiosidades,
desbravar a fantasia e claro viver uma incrível
aventura de um pirata.
N OBJETIVO
Vivemos
em uma sociedade letrada em que oportunidades de aprendizagem da leitura e da
escrita estão imersas em diferentes lugares dos quais participamos. Sendo assim
o objetivo desse projeto será baseado no livro “ pirata das palavras” Esse
livro conta a história de Heitor um menino que sempre leva consigo folhas de
papel e uma caneta azul. Por onde passa, ele observa e copia as palavras,
imaginando que, ao reuni-las, poderá criar uma grande aventura. Porém, um dia
descobre que não só de palavras se faz uma história, mas também de imaginação,
sonho e fantasia. E é com essa descoberta que o pirata de palavras se torna
pirata de aventuras. Neste livro, Jussara Braga brinca com palavras e rimas,
proporcionando ao leitor a invenção da linguagem e o despertar da
imaginação.
- Esse projeto também tem a intenção de fortalecer a unidade do grupo,
trazendo um maior amadurecimento, levando-os a perceber como é prazeroso o
trabalho em grupo.
- Esse projeto tem como objetivo aguçar o
interesse das crianças pelas aventuras piratas, as histórias com sereias,
vida em alto mar, os perigos, o caça tesouros, as embarcações e etc.... - Desenvolver
sua autonomia de observar palavras escritas nos mais diversos contextos.
-
Usar a imaginação e a autoria no processo de aprendizagem da leitura e da
escrita.
-
Refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
-
Desenvolver a habilidade de leitura.
-
Reconhecer a importância da escrita e da leitura no seu dia a dia.
N ALGUMAS CURIOSIDADES E INDAGAÇÕES JÁ
FORAM LEVANTAS COMO:
- Pirata é um sujeito espertalhão, ladrão, mau
e que comete pirataria? - Não respeita as pessoas?
-
São só aventureiros ? - Existe piratas meninas? - O que comem, ou bebem onde moram, o que procuram? - As
histórias são reais? - Existem sereias no mar? -
Hoje em dia existem piratas?
N DESENVOLVIMENTO
- Promover atividades que envolvam o diálogo e
a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. – Promover situações de reflexão do processo de aprendizagem da leitura
e da escrita, de forma que a escrita e a
leitura assumam uma função e um significado em suas vidas. – Fazer um passeio com a turma pela escola para observarem os lugares em
que haja algo escrito. -
Registras as palavras encontradas. Os colegas poderão se ajudar mutuamente
nesta atividade, ou seja, será um momento de aprender com o outro também.
-
Em sala de aula, conversaremos sobre as palavras encontradas, qual a
importância das palavras encontradas no cotidiano da escola? Por exemplo:
Por que tem o nome da professora na porta da
sala de aula?
Por
que é preciso identificar a secretaria escolar?
Instigar os alunos a pensarem sobre estas e
outras questões para que possam compreender mais sobre a função da escrita em
nosso dia a dia.
-
Contar para a turma a história “Pirata de palavras”. Apresente inicialmente a
capa do livro e explore seus elementos. Fazer uma discussão sobre o que sabem
sobre o título e o que imaginam que seja um pirata. –Explorara
curiosidades sobre a autora do livro Jussara Braga.
-
Após a leitura, criar um momento de participação oral dos alunos, em que cada
um possa expressar suas impressões sobre a história. Quem era o pirata da
história?
O
que ele procurava?
Qual
tesouro ele queria encontrar?
Como
ele fez para descobrir o tesouro?
O
que ele queria fazer com o tesouro?
-
Fazer pinturas e desenhe o seu próprio pirata?
-
Criar um nome para ele e escrever as características do seu pirata: alegre,
amigo, caçador de tesouro, gosta de animais e etc.
-
Contar outras historias de piratas como, “O pirata barba ruiva,A Aventura
Pirata do Bruno, O capitão James Flint
Peter pan e capitão Gancho, Simbad
o marujo, a pequena sereia e a
ilha dos tesouros, e Carolina e o pirata”.Aguçar a imaginação dos alunos
utilizando o recurso das histórias.
-
Construir um mapa, em que as dicas sejam possíveis de serem lidas e
compreendidas pelos alunos. Organize a turma em duplas, entregue o mapa e lance
o desafio de encontrar o tesouro.
- EX: Passe na porta da sala da
biblioteca e siga reto
até refeitório, perigo! Volte ao
início e não passe mais por lá.
Siga até a secretaria da escola,
Perigo! Não vá, volte até o banheiro mais próximo peque a pista resolva e vá
até a próxima missão ( DESCOBRIR A PALAVRA DA
FORCA) se não conseguir volte ao inicio e receba outra orientação. Se
conseguir achar a dica JA R D I M você está perto! Vá
devagar pela rampa e vá para próxima missão.
-
Para incentivar a brincadeira paremos alguns acessórios para vivenciar esta
caça ao tesouro com mais personalização, como chapéu, tapa olho, espada e capa
para brincarmos na escola afinal um pirata que se presa tem sua indumentária.
-
As brincadeira serão realizadas no pátio sempre com uma intenção, para não perder o foco do projeto, algumas
das brincadeiras que vamos fazer é a do
garrafão (as crianças andarão pelo o enorme garrafa desenhado no chão e no
centro ficara um tubarão branco pronto pra atacar assim que alguém passar pelo
gargalo do garrafão. A andar na prancha( colocaremos uma longa prancha no chão
e quem chegar no número ditado primeiro soma pontos na brincadeira ) .
-
CINE PIPOCA! organize os alunos para assistirem ao filme “Piratas pirados”.
Neste filme, os alunos terão oportunidade de se divertirem e conhecerem mais
sobre a vida de um pirata e suas aventuras.
-
Procurar sempre que possível mudar o tema da exposição pra enriquecer a sala
com o projeto.
-
Confeccionar cofres de tesouro, desenhos, barcos "gigantes", chapéus,
etc...
-
Montar uma verdadeira aventura pirata na qual os pais participaram ajudando
seus filhos nas tarefas dos livros
levados para casa toda sexta feira. Cada livro lido terá uma missão onde eles
terão que decifrar alguns códigos para ajudar seus filhos a conquistar uma
pista para próxima missão na escola e assim serem promovidos de piratinhas a
capitães.
-
Preparar um circuito no último dia na escola onde terão que achar um baú cheio
de moedas de ouro (em chocolate), enfim um regalo!
- Vamos confeccionar de caixa de papelão barcos com remos e caravelas, a turma
vai se divertir ao desbravar os sete mares.
- Aproveitaremos também para descobrir
algumas curiosidades do mar tipo animais, tubarão baleia cavalos marinhos e
outras espécies.
-
Faremos também na sala um baú de novidades que cada dia trará uma nova aventura
seja um jogo, uma brincadeira, uma história ou mesmo um desafio ( construção da
escrita e resolução de problemas)
-
Na expressão oral e escrita, nos desenhos, a turminha terá acesso a diversos
tipos de informação que contribuam para uma maior fixação do conteúdo.
-
Confeccionaremos uma trilha de letras e palavras com rimas descobertas pela
turma.
Confeccionar
brinquedos reciclados e esconder para outras turmas acharem.
-
Confeccionar mapas e convites para essa
missão.
N Recursos
CDs
, DVDs, caixa de papelão, jornal,
revistas gravuras, madeiras, papeis diversos computador papeis diversos,
TNT, etc...
N Culminância
Faremos
um dia todo especial com um desbravar de uma ilha, convidaremos outras turmas
para ajudar nessa missão. Munidos de um
mapa procuraremos o grande tesouro enfrentando os sete mares cheios de perigo,
então pessoal, le
vantar âncoras! O barco-pirata está partindo! Vamos conhecer o
mundo dos piratas e seus tesouros!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário